Resenha:Na Mala do Imigrante by Amantes da Leitura

Queridos leitores amigos! Vamos conferir mais uma resenha da mala?

Desta vez, a querida Estefânia Rodrigues nos conta como foi sua “viagem” …

{Resenha} Na mala do Imigrante – Lígia Pereira Boldori

14 DE JANEIRO DE 2016
 


SINOPSE: Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante. Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente. A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração! A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história.Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história. A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante, “…de todos se fazem um e de um fazemos todos ” Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experiência.


Cortesia: Chiado Editora – Publicação: 2015  – Páginas: 156 – Skoob 
Minha avaliação:    ★★★★
Na Mala do Imigrante” foi um livro cedido pela querida Chiado Editora, onde a autora Lígia Pereira faz a gente mergulhar em história sobre pessoas que passaram  experiências únicas em outros países, vivendo situações engraçadas, complicadas, fazendo assim o leitor se adentrar na vida em outros países. Nessa obra, a autora começa falando sobre a diferença do “Emigrante e Imigrantes” nos dando uma boa aula de história. Ela mostra ao decorrer da das estórias protagonizadas em outros país, tudo o que os imigrantes sofrem, quais são as vantagens, os desafios, quais são os períodos que pode ficar em outro país. 

“Cada mala uma história. Cada história uma vida, segredos guardados…”

A autora nos mostra através de histórias de pessoas diferentes, o quão os imigrantes sofrem. O quão difícil e doloroso ter que deixar família, a vida já consolidada, mesmo com todas as dificuldade. Mostra também o tanto que eles sofrem ao chegar no país de imigração, desde pela diferença cultural, como também pela falta de respeito, preconceito, pois sabemos que algumas pessoas não aceitam as pessoas que vivem nesse estilo. Seja para estudar, trabalhar, ou para fugir de algo do seu país de origem. Cada um tem o seu motivo em particular para querer mudar de vida e querer ser imigrante em outro país. 

“Quem sai deixa uma história e vai de encontro para a formação de outra. Toda história que traz consigo sua carga de verdade, de fantasia, de ilusão, de inspiração e transpiração. Histórias vividas, sofridas, regozijadas ou meramente inventadas. Histórias que aqui testemunharei… ou narrarei?”

No final, depois de narrar algumas histórias de vida de imigrantes, a autora narra a sua própria experiência como imigrante, o que ela sofreu para conseguir se adaptar a nova realidade.
Esse foi o meu primeiro contato que tive com obra da Chiado Editora, pude perceber o quão carinhosos eles são e agradeço.A obra me deu um tapa na cara, pois pude perceber que tem gente que sofre coisas que nem imaginamos quando estão fora do seu lugar de origem. Me lembrou muito o que o povo da Síria está vivendo, me peguei imaginando se eles estão sofrendo assim (tenho certeza, só pelas coisas que vemos em jornais) o que dá um dor no coração, pois são seres humanos, pessoas que merecem respeito e uma vida digna. Recomendo o livro a todos os leitores, que gostam de enredos que parecem com a realidade, para ter emoção. O livro é lindo, adorei a capa, sendo condizente com o enrendo da obra. Não encontrei erros ortográficos. Letras em tamanho bom e folhas amarelas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s