Resenha by Beatriz Leal;)

Olá queridos!

A Beatriz – a Bia do “Make Me Blush” viajou comigo “Na Mala do Imigrante” e nos conta um pouquinho do que achou…Vamos conferir?

11931039_509447875889294_639317604_a

Você poderá ler AQUI ou CLICANDO no link abaixo:

http://www.mmblush.com/search?q=na+mala+do+imigrante

Resenha: Na mala do imigrante

Na Mala do Imigrante

Autor: Lígia Pereira Boldori

Editora: Chiado Editora

ISBN: 978-989-51-3816-6

Sinopse 
Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante. Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente. A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração! A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história. Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história. A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante, ‘…de todos se fazem um e de um fazemos todos’. Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que ‘um e todos’ são passíveis de experienciar. Relato dos possíveis ‘estágios’ vividos; desde a arrumação das malas para a partida – dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa. Mas afinal, será que ele, ela, voltará? E onde já considera-se casa? Para saber, basta abrir a mala do emigrante. As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas; – ora já conhecidas, ora inusitadas –, das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á página da citação, em formato ‘vocabulário’. São 202 explicações que lhe somarão conhecimentos! Basta agora se inteirar e descobrir, o que vai na mala de um emigrante*! Prepare sua mala e boa leitura!Opinião

Este livro veio na altura certa, quando o escolhi não fazia ideia de que ia estar fora do país, então acabou por ser engraçado porque a maioria das histórias se passam em Inglaterra.Na Mala do Imigrante aborda várias histórias de diferentes pessoas, que resolveram emigrar para os mais variados lugares. Histórias essas que embora sejam curtas são, na minha opinião, muito interessantes, e o facto de ser um livro baseado em histórias reaistorna-o ainda mais interessante.

Gostei bastante de ler o livro, identifiquei-me com alguns detalhes de algumas personagens e senti que todas elas eram reais. Se tivesse que destacar alguma das histórias (que se encontram divididas por capítulos) escolhia a do capítulo 10 pela originalidade, este capítulo dá-nos a escolher o final que queremos para a história daquele personagem, ou regressa a casa ou não, e o que eu me arrependi da escolha que fiz!

Pense sempre naquilo que lhe motiva a sair de ‘su casa’ e exercer a sua profissão no exterior. Se você conseguiu pensar em pelo menos três bons motivos; faça então já as suas malas e prepare-se para viver uma grande aventura em sua vida…

Algo que também achei muito interessante no livro, foi a abordagem que a autora fez ao tema da discriminação, a maneira como tratamos os imigrantes e como somos tratados quando emigramos. É triste pensar que na sociedade em que vivemos, conseguimos ser tão cruéis com pessoas que afinal de contas só estão a lutar por uma vida melhor. Às vezes achamos que os emigrantes são uma espécie de praga, mas esquece-mo-nos que também nós podemos um dia vir a ser emigrantes em busca de uma vida melhor.

Na parte final do livro conseguimos ficar a conhecer também um pouco da história daprópria autora, que também ela passou por isso, e que continua a passar, embora agora se sinta em casa. Tive a oportunidade de trocar algumas mensagens com a autora do livro e é realmente uma pessoa extremamente simpática e amável, e já está com mais livros a caminho!

Aprendendo com a vida é que descobrimos que muitas coisas, vão muito mais além daquilo que simplesmente se vê.

Apesar de ter gostado do livro existem algumas coisas que me fizeram um bocadinho de confusão, mais uma vez fiquei surpreendida com a quantidade de erros de formatação que existem na edição vendida em Portugal, e além disso também algumas confusões a nível de ortografia, não fosse isso, e o excesso de notas de rodapé e não teria nada de mal a apontar ao livro. Ainda assim pretendo ler no futuro mais livros da autora.

Classificação – 4 estrelas

Será que já alguém por aí leu o livro? Se sim, o que acharam? Deixem nos comentários a vossa opinião. Besos!

Livro enviado pela Chiado Editora

Diz-nos o que achaste! ♡

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s