PARCERIA- MUNDO SUBLINHADO

Conheça o site:

http://www.mundosublinhado.com.br/blog/parceria-ligia-boldori-na-mala-do-imigrante.html

Publicado por em 10/11/2015 às 01h07

Livro: Na mala do imigrante
Autora: Lígia Pereira Boldori
Data de publicação: Março de 2015
Número de páginas: 160
Coleção: Viagens na Ficção
Género: Ficção

Sinopse

Um livro sincero e emotivo, cômico e trágico; que de uma forma sem rodeios ou intimidações retrata a realidade das mais diferentes situações vividas por um imigrante.

Composta por capítulos desenvolvidos em pequenas narrativas / episódios; finalizando-se individualmente.

A leitura torna-se assim dinâmica e simplificada, proporcionando ao leitor mais praticidade e vibração!

A riqueza descritiva; pormenorizada, o fará sentir- se parte integrante da história.

Emoções estarão à flor da pele do leitor; onde as lágrimas, a raiva, o amor, o sentimento de injustiça, compaixão e muitos outros sentimentos, irão tomar conta de si, em cada leitura de cada capítulo/história.

A cronologia da obra desenvolve-se baseada na história de um imigrante,

“…de todos se fazem um e de um fazemos todos ”

Cada acontecimento relata uma parte do processo de imigração: adaptação, adoção, vivência e convivência, que “um e todos” são passíveis de experienciar.

Relato dos possíveis “estágios” vividos; desde a arrumação das malas para a partida – dentre muitas outras aventuras durante sua imigração-, até o dia do seu retorno: a volta para casa.

Mas afinal, será que ele, ela, voltará?

E onde já considera-se casa?

Para saber, basta abrir a mala do emigrante.

As diversidades culturais retratadas ao decorrer das histórias proporcionarão ao leitor a oportunidade do conhecimento de palavras específicas, estrangeirismos, calões, gírias e expressões locais e outras ainda em outros idiomas;

– ora já conhecidas, ora inusitadas –,

das quais, de uma forma didática, estarão numeradas ao longo do texto e explicadas no rodapé, relativo á  página da citação, em formato “vocabulário”.

São 202 explicações que lhe somarão conhecimentos!

Basta agora se inteirar e descobrir, o que vai na mala de um emigrante*!

Prepare sua mala e boa leitura!

Sobre a autora

Ligia Pereira Boldori nasceu a 16 de Outubro de 1976 em Maringá- Paraná- no sul do Brasil. Desde a tenra idade já demonstrava facilidade e gosto pela comunicação. Cursou Magistério e foi professora durante 5 anos. Em 1995 ingressou no curso de Letras, tendo também posteriormente cursado Comunicação Social – Jornalismo.

Foi apresentadora de televisão por mais 5 anos, em programação de entrevistas locais. Deixou a profissão em 2002 para casar-se e formar família. Mudou-se para Londres onde nasceram seus dois filhos. Por oportunidades de negócios, em 2009 mudou-se para Portugal, onde reside até hoje, desenvolvendo uma empresa própria (clínica dentária) com seu esposo (médico-dentista).

Todavia a paixão pela comunicação estava apenas adormecida.

Em 2014 decide-se retornar aos “bancos escolares” e ingressa no curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Inglês e Francês, na Universidade do Algarve, sul de Portugal.

Com o retorno aos estudos, a paixão pela comunicação desperta-se e uma nova paixão nasce.

Saindo das “telas” de tv e indo para a “telinha” do computador, Ligia descobre o prazer na escrita e decide “por para fora” tudo o que “passava cá dentro”; desta vez não em uma entrevista televisiva, mas registada nas páginas de uma obra literária.

O gosto foi tão grande que a segunda obra já está a “meio caminho” do seu término…

Sobre a parceria

A autora Lígia P. Boldori nos contatou e sempre muito simpática, nos enviou o material de divulgação do livro, logo a curiosidade bateu, pois, o tema sobre o qual a autora desenvolveu a história é um tanto desconhecido para quem nunca foi um imigrante e bastante autobiográfico para quem passou por esta experiência.

Eu, Laise Caroline, e a Juliana Quadro lemos o livro e nossas visões foram bem parecidas. A autora consegue transmitir a situação do imigrante de uma maneira que exprime verdade, sentimento e reflexão.

Após a leitura eu conversei com alguns amigos que já foram e outros que ainda são imigrantes, e pude concluir que a maneira como a Lígia descreve a vida de um imigrante é totalmente coesa. O livro me fez refletir e pesquisar mais a respeito, ele conseguiu me tocar e me sensibilizar profundamente.

P.S.: Este é apenas o post de apresentação desta parceria. Ainda está semana vou colocar aqui no blog e em nossas redes sociais a Resenha Mundo Sublinhado com as minhas considerações e as da Juliana.

Mas já vou deixar vocês apaixonados pelo livro. – rs – Essa é a poesia com a qual o livro se inicia… Ela me cativou assim que li!

Minha mala
Levo a mala ou leva-me ela?
Nela levo amores,
desamores, às vezes dores.
Se fico posso amá-la,
se vou, a mala será o meu amor!
Saudades e lembranças
Esperanças e recomeços
Na mala carrego o que sou,
na mala escondo o que não quero ser!
Uma parceira para a vida,
A vida que nela carrego…
Saudades e lembranças
Esperanças e recomeços
– Ligia Pereira Boldori

Espero que vocês também fiquem curiosos e com desejo de ler o livro, ele é sem dúvida alguma, uma leitura engrandecedora!

Mil beijos, Laise Caroline

Categoria: Parcerias MS e Autores Nacionais, Resenhas
Tags: Amo Ler, Editora Chiado, Lígia Pereira Boldori, Livro, Livros, Livros internacionais, Na mala do imigrante,Parceria nacional, Parcerias MS, Resenha, Resenha literária

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s